Jubileu 2025 divulga programação dos grandes eventos
Na véspera do Natal de 2024 terá início o Ano Santo, proposto pelo Papa Francisco a sermos sempre Peregrinos da Esperança, pois é necessário não fechar os olhos para questões importantes como a pobreza no mundo.
“Entretanto tudo isto será possível se formos capazes de recuperar o sentido de fraternidade universal, se não fecharmos os olhos diante do drama da pobreza crescente que impede milhões de homens, mulheres, jovens e crianças de viverem de maneira digna de seres humanos. Penso de modo especial nos inúmeros refugiados forçados a abandonar as suas terras. Que as vozes dos pobres sejam escutadas neste tempo de preparação para o Jubileu”, disse o Santo Padre, no lançamento do Jubileu, em fevereiro de 2022.
Leia MaisO Jubileu e a Porta SantaJubileu 2025: Acompanhe a série Podcast Ano da OraçãoO Vaticano já tinha divulgado que no dia 24 de dezembro, a Porta Santa da Basílica de São Pedro será aberta. No dia 29 de dezembro, Francisco abrirá a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão. Em 1º de janeiro de 2025, na Solenidade de Maria Mãe de Deus, a de Santa Maria Maior e, em 5 de janeiro, a Porta Santa de São Paulo Fora dos Muros.
E nesta semana, foram divulgados primeiros 26 grandes eventos jubilares foram publicados no site do Jubileu 2025, na seção “Calendário Jubileu”, e que em breve estarão disponíveis em todas as línguas. Consultando os vários programas será possível conhecer os momentos e principais atividades relativas a cada evento. Eles serão ainda mais enriquecidos com detalhes nos próximos meses.
A cada página dos eventos será também disponibilizado para download um manual com as principais indicações de apoio aos peregrinos e o cartaz que poderá ser divulgado. No site também é possível inscrever-se para participar nos diversos eventos jubilares.
Calendário dos eventos
Em janeiro de 2025 acontece o Jubileu do Mundo da Comunicação (dias 24 a 26). Em fevereiro, o Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança e o Jubileu dos Diáconos.
No mês de março, a Igreja celebra os voluntários de cada associação, membros de organizações sem fins lucrativos, operadores de ONGs e assistentes sociais, como também os Missionários da Misericórdia (sacerdotes selecionados de todo o mundo que receberam do Papa as suas próprias faculdades de absolver os pecados, que são da estrita competência da Sé Apostólica e de um mandato especial como pregadores durante o Jubileu Extraordinário da Misericórdia de 2016).
No mês de abril, dois eventos: o Jubileu dos Doentes e do Mundo da Saúde e o o Jubileu das Pessoas com Deficiência. Trabalhadores, empresários e membros de bandas musicais serão celebrados em maio de 2025, como também as Irmandades, as Igrejas Orientais, as Famílias, Crianças, Avós e Idosos.
O Ano Santo no mês de junho terá os Jubileus dos membros dos movimentos eclesiais, associações, novas comunidades e grupos de oração, da Santa Sé, do Esporte, dos Seminaristas, dos Bispos, dos Sacerdotes e dos Governantes. Em julho do ano que vem, o esperado Jubileu para a Juventude (28 de julho a 3 de agosto).
Agentes da justiça secular, canônica e eclesiástica e também os catequistas celebram seus Jubileus em setembro. Nos últimos três meses do ano, acontecem os Jubileus dos Migrantes, da Vida Consagrada, que terá como protagonistas todos os religiosos, monges e monjas, noviços e noviças.
Além destes, o Jubileu da Espiritualidade Mariana para todos os membros dos movimentos marianos, irmandades e diversos grupos de oração. E finalmente, o Jubileu dos Coros e Corais e o Jubileu dos Detentos em 14 de dezembro de 2025.
Em nossa Diocese de Petrópolis RJ a abertura do Ano Jubilar acontecerá no dia 29 de Dezembro de 2024.