HERÁLDICA OU BRASÃO PAROQUIAL
Brasão é uma insígnia, um distintivo ou um símbolo de alguém, de uma família ou instituição. Um Brasão Paroquial trata-se de um símbolo, que identifica e represente gráfica ou artisticamente a paróquia. Existe uma Ciência chamada Heráldica que se dedica a descrição e criação de brasões. Trata-se de uma Arte muito antiga, medieval, possuindo algumas dezenas de regras; e a Heráldica Eclesiástica, por sua vez, também possui suas regras. Conforme nos ensina o Código de direito canônico no cân. 535 § 3. «cada paróquia tenha o próprio selo».
Nosso brasão foi aprovado na Assembleia Paroquial do dia 10 de dezembro de 2022 e será uma referência. Como instituição religiosa, devemos ter esta identidade, que irá ser utilizada em todos os documentos oficiais; um grande símbolo para a Paróquia, que acompanhará a sua história.
DESCRIÇÃO HERÁLDICA:
Escudo eclesiástico terciado em mantel sendo o primeiro e terceiro campo em azul, o segundo campo em branco e as linhas em dourado. A cor azul e branco representam a vida espiritual, o que há de transcendental em nós, aquilo que liga a alma a Deus além de simbolizar a Espiritualidade Mariana. Cada um dos três campos carrega consigo seus significados específicos. Já as linhas douradas que circundam todo o brasão indicam a excelência da caridade e mostra a nobre missão da paróquia de ser elo entre céu e terra, além de conduzir as almas ao Senhor. Também faz referência à Luz Gloriosa do Ressuscitado.
1° CAMPO
O primeiro campo em azul, encontramos em ouro o Brasão Franciscano, representando a espiritualidade franciscano-capuchinha, cuja ordem pertencemos e a humildade em servir, nos pequenos atos, mas no mais alto valor e dignidade de Cristo.
2° CAMPO
No segundo campo em branco e central, encontramos a imagem da nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida. Elevamos ao Pai nossas preces e contamos com a intercessão da Bem Aventura Virgem Maria, a Senhora de Aparecida.
3° CAMPO
O terceiro campo também em azul tendo ao alto a Coroa Imperial e o emblema PII em ouro. A coroa e o emblema PII são uma homenagem ao fundador da cidade de Petrópolis, Dom Pedro II.
Por trás do escudo, uma Cruz processional, estandarte primeiro da Igreja caminhante e sinal de salvação de toda a humanidade. «E quando for elevado da terra atrairei todos a mim». (Jo 12,32). Sob o escudo o listel dourado, gravado nele em letras negras, PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA, QUITANDINHA – PETRÓPOLIS RJ, tendo como premissa a data de instalação ou elevação da mesma, a saber: aos doze dias do mês de outubro do ano do Senhor de mil novecentos e oitenta e quatro.
O presente Brasão é, pois, segundo as regras heráldicas, uma síntese da identidade, do carisma e do mistério vivido na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Quitandinha. Apresenta também sua vida e seu programa pastoral que consiste em Testemunhar a alegria da Ressurreição, levando os homens e mulheres a uma experiência pessoal e profunda com Jesus, através do carisma franciscano-Capuchinho. Esse anúncio é feito por meio da liturgia, da catequese, serviços pastorais, vida comunitária e ação missionária.